quarta-feira, 28 de março de 2012

Escritor e jornalista Millôr Fernandes morre aos 88 anos

Reprodução
Millôr teve falência múltipla dos órgãos e parada cardíaca.
Millôr Fernandes morreu aos 88 anos, às 21h de terça-feira (27), em casa, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo seu filho, Ivan Fernandes, ele teve falência múltipla dos órgãos e parada cardíaca.

Em novembro de 2011, Millôr Fernandes recebeu alta depois de quase cinco meses internado na Casa de Saúde São José, por ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico.

Seu nome era Milton Viola Fernandes, nasceu no Rio de Janeiro,em 23 de agosto de 1923, mas ele foi registrado em 27 de maio de 1924, segundo sua carteira de identidade. O pai morreu quando tinha um ano e a mãe, quando ele tinha dez anos.

Escritor, jornalista, desenhista, dramaturgo e artista autodidata, Millôr começou a colaborar com a revista "O Cruzeiro" aos 14 anos, conciliando as tarefas de tradutor, jornalista e autor de teatro. Millôr fez sua primeira exposição de desenhos em 1957, no Museu de Arte Moderna.

Foi um dos criadores do "O Pif-Paf". Apesar de ter durado apenas oito edições, o jornal é considerado o início da imprensa alternativa no Brasil. No final dos anos 1960, tornou-se um dos fundadores do jornal "O Pasquim", reconhecido por seu papel de oposição ao regime militar.

Escreveu nos anos seguintes diversos tipos de peças e se tornou o principal tradutor das obras de William Shakespeare no país.

Atualmente ele mantinha um site pessoal em que escrevia textos de humor e cartuns, além de reunir seus trabalhos dos últimos 50 anos. Seu perfil no Twitter já contava com mais de 285 mil seguidores.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário