quinta-feira, 19 de abril de 2012

Assuntos femininos ganham espaço no mundo virtual

Elas tratam de diversas temáticas desde dicas de beleza a táticas de conquista e criam uma relação de cumplicidade com seguidores
Já se foi o tempo em que as preferências femininas ficavam fechadas nos diários de papel ou eram compartilhados apenas com as amigas mais próximas. Com a evolução tecnológica e a expansão das redes sociais, as habilidades das mulheres ganham o mundo virtual e conquistam, a cada dia, novos adeptos.

Sites e blogs dão provas disso. São endereços virtuais criados para tratar dos mais diversos assuntos, indo desde dicas sobre maquiagens e cosméticos a fatos do cotidiano, sejam eles vivenciados no mundo real ou explorados apenas no plano das ideias.




Em Mossoró, dois blogs criados, recentemente, que tratam de assuntos relacionados à beleza, têm alcançado bastante sucesso. Os endereços surgiram como fruto de um projeto que envolveu a observação de outros blogs e sites e continuam através da dedicação de suas responsáveis.

“Sempre gostei muito de maquiagens, cosméticos e universo feminino e quando fui fazer minha monografia de conclusão de curso sobre ‘A Construção da Identidade Feminina nas Campanhas Publicitárias da Arezzo’, pesquisei muito em blogs femininos para agregar conteúdo à pesquisa. E, apesar de observar que existem muitos blogs nesta linha, vi um nicho para falar do tema, entretanto, dando ênfase a linhas nacionais ou importadas com um custo mais em conta, tendo em vista que muitos blogs preferem tratar dos produtos importados, que muitas vezes são caros e que são mais difíceis de serem adquiridos por quem está no Nordeste por causa dos fretes altos ou mesmo pessoas que querem facilidade para adquirir o produto resenhado”, conta a publicitária Ildete Pereira, proprietária do endereço www.semsombradeduvidas.com, que entrou no ar no dia 29 do mês passado.

Em outros casos, eles surgem como uma brincadeira. “Eu já era uma fã da blogosfera, sigo e acompanho vários blogs com esse tema diariamente, já era acostumada a seguir as dicas das outras amigas blogueiras. O meu blog começou mesmo como uma brincadeira, os mais próximos falavam ‘Você entende tanto, tem tanto talento, devia fazer um blog, iria bombar’. Aí, eu de tanto ouvir, resolvi fazer. Hoje o ‘Amo maquiagem é a minha paixão, meu xodó’”, explica a futura publicitária Débora Mayara, dona do blog www.blogamomaquiagem.com, que foi ao ar no dia 26 de agosto deste ano.

Para manter a fidelidade dos internautas que acompanham o conteúdo, as duas atualizam as páginas diariamente. “Eu procuro não falhar com as minhas leitoras, sabe, faço pelo menos uma atualização diária, de segunda a sexta. Apesar de que na última semana foram duas por dia, quase todos os dias”, diz Débora.

A iniciativa tem dado certo. “Tenho uma média de 400 acessos ao dia e um total de 8.985 acessos em 22 dias”, contabiliza Ildete Pereira.

Resultado semelhante é alcançado pelo ‘Amo Maquiagem’. “Essa é uma das coisas que me deixa mais feliz, nunca imaginei que conseguiria tantos acessos em tão pouco tempo, tenho cerca de 400 visualizações diárias e mais de 5.500 visualizações totais”, comemora Débora.

Já o espaço virtual www.danyagridoce.blogspot.com possui um perfil diferente. O blog não possui uma temática fechada. Ele conta com postagens que trazem histórias do dia a dia, falam da eterna guerra entre os sexos feminino e masculino, dá dicas de conquista, autoajuda ou narra fatos engraçados que podem acontecer com qualquer pessoa e ainda serve como divã para a jornalista Daniely Marques, idealizadora do blog.

“Eu sempre tive vontade de escrever, por isso eu fiz Jornalismo. Mas eu tinha vergonha de mostrar os meus textos”, comenta. No começo do ano, ela decidiu deixar a vergonha de lado e, como meta para 2011, fez sua primeira postagem no dia 3 de janeiro. A influência veio das redes sociais, que passou a usar com mais frequência.

As postagens incluem fatos verídicos ou histórias baseadas em sentimentos que nunca saíram do imaginário. “São coisas que eu escuto. A maioria acontece, são histórias, experiências de outras pessoas”, afirma. Já os posts que tratam de amor, paixão, têm como base os seus próprios sentimentos. 




Para escrever, ela recebe dicas. Algumas de amigas, outras de pessoas que oferecem uma pauta, mas pedem para não serem identificadas. Assim, surge uma cumplicidade entre blogueira e internautas, que querem ter suas histórias contadas.

Débora diz que a maior parte de suas leitoras é formada por mulheres “Esse é o meu principal público-alvo”, afirma. A jovem revela como o blog é visto pelas seguidoras.

“Acho que as meninas tratam o blog como uma amiga. Elas querem opiniões, indicações, direcionamentos e principalmente dicas, coisas que amigas fazem mesmo. Já surgiu até proposta pra ministrar um curso de automaquiagem pras leitoras. Quem sabe, não é?”, cogita a blogueira.

 
‘BOLINHAS’ TAMBÉM ACOMPANHAM OS BLOGS

Mas quem pensa que os assuntos apresentados pelo público feminino ficam confinados em uma espécie de ‘clube da Luluzinha virtual’ pode estar enganado.

Tive uma grata surpresa ao perceber que os homens seguem sim o meu blog e comentam, inclusive. Utilizo ‘Oi, gente!’, ‘Oi, pessoal!’, por causa deles, pois um dos visitantes me alertou que não gostava quando eu iniciava com Oi, meninas!’, revela Ildete.

A experiência é compartilhada por Daniely. “Os meninos olham muito”, diz ela. Os rapazes, no entanto, não costumam deixar os comentários expressos no blog, quando o fazem é através de outras redes sociais ou durante conversas pessoais. Mas ela não estranha o fato de que eles não deixam suas opiniões sobre as postagens expostas, até porque muitas delas falam sobre eles e, nem sempre, da maneira como desejam ser vistos.

A iniciativa pode ser encarada também como um negócio. É possível ganhar dinheiro com a manutenção das páginas eletrônicas. “Sim. Já tenho várias parcerias firmadas e outras já em prospecção. Em relação a ganhar dinheiro, apesar de esse não ser o foco principal do projeto do blog, acredito que sim, se você fizer com amor, de alguma forma você será recompensada”, conta Débora.

Daniely não tem pretensões comerciais para seu blog, mas observa que essa é uma tendência para muitos blogueiros.

“No momento não tive ganhos financeiros com o blog, mas sei que é sim possível capitalizar através dele e do meu gosto por produtos de beleza, isso porque grandes empresas chegam a pagar R$ 1.000,00 para colocar um banner em blogs com muitos seguidores. Entretanto, se um dia eu fechar alguma parceria financeira, deixarei bem claro que continuarei emitindo minha opinião seja ela positiva ou negativa em relação ao produto resenhado”, acrescenta Ildete.

Com informações da repórter Luciana Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário