sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cenário difícil no Oeste do RN e Rosalba com R$ 417 milhões no caixa


O quadro começa a ficar difícil nos municípios da região do Alto Oeste. Em Almino Afonso, o prefeito Lawrense Amorim, disse que o açude que abastece a cidade está quase no fim.

Cenário que já é vivenciado há mais de 175 dias nas cidades de Antônio Martins e Luís Gomes. Nesta última, por exemplo, o abastecimento das casas é feito com balde e panela.

Ainda no Alto Oeste, poucos comentam, mas o nível da Barragem de Pau dos Ferros, que abastece a maioria das cidades já está prestes da metade de sua capacidade.

Até mesmo as cidades com grandes reservas hídricas, como Assu (Açude do Mendubim, Pataxó, Rio Piranhas/Açu e Lagoa do Piató), o quadro é de bem difícil.

Neste caso, o prefeito Ivan Junior explica que a situação de emergência se justifica pelas dificuldades dos assuenses que moram entre Assu e Mossoró. Região seca.

A situação não é mais grave, como foi no período da seca dos cincos anos (1977 a 1983), porque atualmente já existem vários programas de governo de socorro às famílias carentes.

Mas se confirmar as previsões (a sabedoria popular não acredita), o próximo ano também será de seca. Sendo, até as cidades abastecidas com adutoras precisam se preocupar.

É o quadro nordestino, que levou a governadora Rosalba Ciarlini, no pacote, decretar emergência em 139 municípios, sendo que em alguns ainda não existe risco.

É com decreto de emergência que Rosalba Ciarlini deve querer resolver, pois teve todas as chances e inclusive os recursos necessários, mas não fez a adutora de Luis Gomes.

Aliás, não fez a adutora de Luis Gomes e nem concluiu o Sistema Adutor do Alto Oeste, que sozinha iria garantir abastecimento para pelo menos 26 cidades e 62 localidades.

As alegações do Governo Rosalba para não resolver os problemas de saúde, educação e segurança são fajudas, mentirosas e totalmente sem qualquer cabimento.

Para comprovar o que escrevo, basta informar que no primeiro bimestre de 2012, o balando financeiro do Estado (receitas e despesas), consta um superavit de R$ 417 milhões em caixa.

 vejam no portal da transparência.
este blog teve a parceria do retrato do este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário