segunda-feira, 21 de maio de 2012

Inaugurado o Serviço de Informações ao Cidadão do MiniCom

Com a nova Lei de Acesso à Informação que entra em vigor a partir desta quarta-feira, qualquer cidadão tem o direito de obter informações de órgãos públicos de todo o país de forma mais fácil e dentro de um prazo de 20 dias. Em cumprimento à lei, começou a funcionar no Ministério das Comunicações o SIC, Serviço de Informações ao Cidadão. Quem comparecer ao SIC presencialmente pode pedir dados de contratos, convênios e andamento de políticas desenvolvidas pelo ministério. Por meio do serviço, o cidadão pode fazer sua solicitação pessoalmente e recebe um protocolo para acompanhar sua demanda. O mesmo processo também pode ser feito pela página do MiniCom na internet. A ouvidora do ministério e responsável pelo SIC, Irani Cardoso, conta como vão ser processados os pedidos dos cidadãos: ouvidora do Ministério das Comunicações, Irani Cardoso
"Nós recebemos o pedido de informações, esse pedido é encaminhado para as secretarias, e as secretarias vão elaborar a resposta do pedido de informações. O ministério tendo alguma dificuldade em elaborar essa resposta em 20 dias, pede para o cidadão mais dez dias de prazo, e findos esses 10 dias nós temos que entregar a resposta para ele e não sendo possível tem que justificar o porquê desse não fornecimento."   
  A lei define que não podem ser dadas informações pessoais ou classificadas como secretas ou sigilosas. Os pedidos de informações sobre processos em andamento passam por uma avaliação prévia, já que eles só se tornam públicos após uma decisão. O SIC funciona no prédio do Ministério das Comunicações, em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, Bloco R, das 8h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário